sexta-feira, junho 08, 2007

Verde até no sangue

Da BBC Brasil de hoje:

Homem tem sangramento esverdeado no Canadá
Spock
O sangue do personagem Spock era esverdeado devido ao cobre
Uma equipe de cirurgiões canadenses ficou assustada quando o paciente que estavam operando sangrou numa cor escura e esverdeada, segundo relato da revista científica The Lancet.

O homem de 42 anos estava passando por uma cirurgia na perna e a cor de seu sangue era semelhante à do personagem alienígena Spock da série Jornada nas Estrelas.

A cor escura e esverdeada de seu sangue foi causada por medicamentos para enxaqueca que ele estava tomando.

A cirurgia prosseguiu com sucesso e o sangue voltou à cor normal quando o homem diminuiu a quantidade de remédios.

Hemoglobina

O paciente estava tomando grandes doses de sumatriptan - 200 miligramas por dia.

O consumo deste medicamento causou um problema raro chamado sulfahemoglobinemia, quando o enxofre é incorporado à hemoglobina - que leva o oxigênio - nas células vermelhas do sangue.

Descrevendo o caso à revista The Lancet, a equipe liderada pela médica Alana Flexman, do Hospital St. Paul de Vancouver, escreveu que "o paciente se recuperou sem problemas e parou de tomar sumatriptan depois de ser liberado".

"Quando consultado cinco semanas depois da última dose, descobrimos que ele não tinha sulfahemoglobina em seu sangue", acrescentou.

O paciente precisou de uma cirurgia de urgência, pois tinha desenvolvido um problema sério nas pernas depois de adormecer sentado.

Os médicos fizeram um procedimento para salvar os membros chamado fasciotomia, que envolve fazer incisões cirúrgicas para aliviar a pressão e inchaço causado pela condição apresentada pelo paciente - síndrome de compartimento.

Na síndrome de compartimento, o inchaço e a pressão em um espaço restrito limitam o fluxo do sangue e causam danos localizados aos tecidos e nervos.

Geralmente, o problema é causado por trauma, hemorragia interna ou por curativos ou gesso apertados demais.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.