domingo, fevereiro 10, 2008

E o Demolidor faz escola...

ONG ensina cegos a se orientar como morcegos

A ONG escocesa Visibility está fazendo atualmente uma experiência que consiste em ensinar crianças cegas a se orientarem com o eco dos sons emitidos por elas, como os morcegos e golfinhos.

A organização, que trabalha com pessoas cegas, ensina as crianças a construírem mentalmente imagens detalhadas do ambiente através da interpretação do eco resultante de um ruído produzido com a língua.

Segundo o jornal dominical The Sunday Times, há cada vez mais provas de que cegos são capazes de treinar o sentido da audição, que é mais agudo que nas outras pessoas, para interpretar o eco do som.

Eles poderiam criar imagens mentais dos objetos que a cercam, inclusive a distância, o tamanho e a densidade.

Nos Estados Unidos, onde o método conhecido como ecolocalização foi aplicado pela primeira vez, alguns cegos aprenderam a distinguir se estão diante de pessoas, árvores, edifícios ou algum carro estacionado pelo timbre do eco.

As crianças escocesas aprendem a fazer o estalo com a língua e inclusive a utilizar a técnica em áreas urbanas muito barulhentas, como na rua e no metrô.

O oftalmologista Gordon Dutton, do Hospital Real para Crianças Doentes de Glasgow (Escócia), é um grande defensor desse método de ensino e quer que a técnica seja difundida por todo o país.

"É impressionante. Está perfeitamente provado que funciona", afirma Dutton, segundo quem, "apesar do ceticismo de alguns, os benefícios são inegáveis".

O projeto escocês foi iniciado após a visita no ano passado de Dan Kish, um cego de 41 anos da Califórnia (EUA) que foi pioneiro dessa técnica.

Kish, que dirige a organização sem fins lucrativos World Access for the Blind (Acesso ao Mundo para os Cegos), apresentou o método a familiares de pessoas cegas no Reino Unido.

O americano domina de tal forma a técnica que consegue pedalar uma bicicleta pelas ruas e distinguir entre vários tipos de árvores frutíferas apenas com o estalo da língua.

EFE

2 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa hein!?

Anônimo disse...

Interessante... como os humanos pode aprender com os animais...A evolução é algo difícil de definir...não?