quinta-feira, agosto 17, 2006

Homens, mulheres: no fundo, apenas humanos

Ler sobre as diferenças neurológicas e psicológicas entre homens e mulheres, e, por extensão, sobre a relação disso com os seus papéis na sociedade, tem o peculiar efeito de confundir a sensação de obviedade a respeito do sexo oposto. Convivemos desde que nascemos e, no entanto, após tomar conhecimento de experimentos como o da Dra. Brizendine, é difícil evitar a sensação de que há algo na experiência do outro que sempre vai nos escapar. Não se trata apenas de papéis sociais, hoje até bastante fluidos tanto para homens quanto para mulheres (desde que se nasça na cultura certa); mas das "engrenagens internas" do cérebro. Claro, reencarnacionismo à parte, é uma curiosidade que jamais será satisfeita. Entretanto, esse tipo de indagaçãosem futuro ainda me rondava a cabeça quando deparei-me com este texto numa lista de discussão. O autor é o mesmo de "Mais Platão, Menos Prozac", obra icônica de um movimento que pretende resgatar o papel da reflexão filosófica na construção de uma vida plena e satisfatória, em contraposição à constante medicalização de problemas que antes eram considerados puramente morais.

-------------------
Transcender as Diferenças
Lou Marinoff (em "Pergunte a Platão" - Ed. Record)

"A cultura não só acentua, contraria ou distorce a diferença entre os sexos; também pode transcendê-la. Pense a respeito. As funções mais nobres, mais evoluídas e mais criativas do ser humano não têm sexo nem pertencem a determinado papel sexual. Se você tem alma, ela não tem sexo. Se compõe músicas, escreve poemas, pinta telas ou comprova teoremas, eles não têm sexo, e a vivência deles pelo público também não tem. Se realiza um ato de amor ou compaixão, isso não tem sexo. Se formula e aplica um princípio filosófico, seja estóico, platônico ou pragmático, nem a formulação nem a aplicação tem sexo. Se pratica meditação ou aumenta sua percepção de algum outro modo, a consciência assim exercida não tem sexo.

É neste nível que você começa a atingir todo o seu potenciall: não como macho ou fêmea, não como homem ou mulher, mas como ser humano. Se a socialização e a educação humanas não levam a pessoa a este nível, a sociedade consistirá de um conjunto de seres amarrados e muitas vezes atormentados, com considerável mal-estar. Com certeza se seguirá o conflito social. Serão travadas guerras entre os sexos. A coexistência pacífica é sempre melhor e é atingida com mais segurança pela transcendência.

O que significa transcendência em termos práticos? (...)

Se você começar a pensar assim sobre sua vida perceberá que parte dela é determinada (por exemplo, seu sexo e seu passado) e parte é aberta (por exemplo, seu papel sexual e seu futuro). A parte que pode ser determinada é como seu currículo; mas isso não define você inteiramente. Sua inteireza inclui seu futuro, que não pode ser controlado porque ainda não aconteceu. Eis uma notícia maravilhosa ! (...) E sua vida também pode ser assim. Os eventos que vão ocorrer na sua vida não são necessariamente determinados ou previsíveis pelos eventos que vieram antes. (...) Transcendência não é o mesmo que aleatoriedade.

Você nasceu macho ou fêmea; assim, obteve uma experiência de vida masculina ou feminina. Deste modo, de início vê a si e ao outro pela lente bifocal de seu sexo e de seu papel sexual. Mas eles não transmitem imagem nenhuma do que pode realizar como ser humano transcendente. Assim, você pode se render às circunstâncias e sentir-se limitado por elas ou permitir a possibilidade de que seu futuro não tenha necessariamente de assemelhar-se ao seu passado. Esta permissão é um ato mental de transcendência. Sua anatomia e sua fisiologia não são o seu destino. Você pode escolher para si o futuro que visualiza. Escolher traz para você conseqüências reais. Transcender significa ir além de suas limitações da definição sexual e da previsibilidade dos papéis sexuais. Transcender costuma combinar a negação de alguma coisa (a condição limitante imposta) com a preservação de outra (a vontade e a capacidade natural de tornar real o resultado desejado)."

Nenhum comentário: