quinta-feira, maio 29, 2008

Uma surpresa

Victor Frankl

Quando eu achava que nada mais veria de útil vindo de Olavo de Carvalho, eis que me surpreendo:

http://www.olavodecarvalho.org/textos/1a_leitura_2005_nov.htm

Pelo menos, o dito filósofo continua sendo um divulgador de algumas referências úteis. Depois de uma lida em dois artigos correspondentes da Wikipédia, estou curioso para conhecer o Sr. Frankl. E desde já consigo me lembrar de pelo menos um homem que conseguiu sair de um campo de concentração nazista e descobrir um sentido nobre para sua vida: David Rousset, um dos primeiros denunciadores dos gulags em língua francesa e também um dos mais ativos militantes contra esse tipo de campo de prisioneiros -- nos quais, diga-se, estavam muitos de seus antigos algozes.

Digam o que quiserem os pessimistas de todos os tempos, ainda há muita nobreza na humanidade. Podem não ser exatamente os mais famosos dos exemplos, mas ninguém precisa recorrer apenas aos grandes santos de todos os tempos para buscar um modelo e uma inspiração. Há alguns muito mais próximos de nós, de nossas dificuldades e ninharias cotidianas, mas que sabem, em situações nas quais tantos desanimariam ou cruzariam os braços, achar inspiração para feitos realmente grandiosos.


Um comentário:

Marco Aurélio Antunes disse...

Olavo é bem melhor quando não está tratando do Foro de São Paulo. Ele já havia escrito sobre Frankl alguns anos antes, no artigo A mensagem de Viktor Frankl. Recomendo a leitura do livro "Em busca de sentido". É muito bom!
Um abraço.