sexta-feira, maio 02, 2008

Série de TV britânica mostra lado feio da moda



Jovens britânicos trabalharam em fábricas na Índia
Jovens britânicos trabalharam em fábricas na Índia
As condições de trabalho duvidosas de algumas das fábricas que produzem artigos baratos em países do sudeste asiático preocupam muitos consumidores. Mas essa preocupação é suficiente para fazer com que eles deixem de comprar, por exemplo, camisetas “Made in China” vendidas por preços extremamente baixos?

A BBC resolveu tirar a dúvida enviando seis jovens britânicos que gostam de moda para passar uma temporada vivendo as duras condições de trabalho em fábricas de roupas na Índia, como parte de uma série de quatro episódios transmitida na televisão britânica.

Na série “Blood, Sweat and T-Shirts” (Sangue, Suor e Camisetas), os jovens, com idades entre 20 e 24 anos, costuraram roupas em fábricas indianas, trabalhando longas horas e dormindo no chão ao lado de suas máquinas de costura.

Entre os participantes estão Georgina, de 20 anos, que não vê problema em usar uma roupa apenas uma vez e jogar a peça fora; e Tara, de 21 anos, que quer ser estilista e precisou colocar suas habilidades à prova para tentar cumprir a meta de costurar duas peças por minuto imposta pela empresa indiana.

A idéia da série é avaliar como esses jovens mudam sua atitude para com a moda barata produzida em condições duvidosas em países como a Índia, Bangladesh e China e vendida em lojas britânicas.

Revista

Para acompanhar a série, a BBC está produzindo também a revista online Thread, direcionada aos internautas entre 16 e 30 anos e que será publicada durante seis meses.

Revista mostra moda ética

“Recentemente tem havido um grande burburinho a respeito da moda ética, mas muitas pessoas ainda estão confusas”, diz Steve Goggin, diretor de campanhas da BBC.

Segundo ele, certos estereótipos ainda rondam esse tipo de moda, principalmente de que se trata de peças feias e sem estilo, caras ou difíceis de achar.

“Por isso, estamos usando peças interessantes que podem ser encontradas online ou em redes de lojas conhecidas. Também temos a preocupação de mostrar que nem todas as roupas éticas são caras”, diz Goggin.

O conceito do que é uma roupa ética também gera confusão entre os consumidores, já que uma peça pode ter sido feita com algodão orgânico, por exemplo, mas em fábricas que não garantem boas condições de trabalho aos seus funcionários.

A questão é mesmo complicada e a revista decidiu mostrar roupas e acessórios que respeitem pelo menos um dos seguintes critérios: que sejam produzidos e transportados de forma ética, respeitando o meio-ambiente e os direitos dos trabalhadores ou que sejam feitos usando materiais orgânicos e sustentáveis.

Roupas usadas e instruções para que os leitores façam suas próprias peças também tem espaço na revista.

A primeira edição da Thread traz uma reportagem mostrando as condições de trabalho em que são produzidas algumas roupas e um guia explicando os jargões da moda ética (palavras como reciclado, sustentável e orgânico), além de um ensaio fotográfico usando peças produzidas de forma ética.

Entre os temas das próximas edições estarão os direitos dos animais, a produção de algodão orgânico e o futuro da moda ética.

Nenhum comentário: