domingo, setembro 17, 2006

Banindo a anorexia das passarelas...

Tendo a desconfiar de soluções legislativas, mas, neste caso, pode bem ser que funcione. É lugar-comum que o estado das modelos não é mero acaso, mas uma exigência do mercado. Talvez, alterando as passarelas, crie-se uma situação mais saudável. Pode valer a pena tentar.
-----------------------
17/09/06 14:19
( Fonte: Reuters)


Chefe da moda rejeita tentativa de banir modelos magérrimas

Por Paul Majendie
LONDRES (Reuters) - Um dos principais patrocinadores da Semana de Moda de Londres rejeitou neste domingo as tentativas do governo britânico de banir modelos magérrimas à medida que a indústria da moda enfrenta uma exaltação dos ânimos sobre suas passarelas.
"Proibições totais e legislação não são um caminho que queremos percorrer", disse o presidente-executivo da Marks and Spencer, Stuart Rose, que é presidente do Conselho Britânico de Moda, organizador do evento marcado para começar na segunda-feira.
Ele estava respondendo a um argumento da secretária de Cultura, Tessa Jowell, para que Londres seguisse o exemplo de Madri e banisse modelos muito magras.
Os organizadores de moda de Madri tomaram a medida inédita de rejeitar mulheres abaixo do peso, dizendo que querem projetar a imagem de beleza e saúde --não um visual de desamparo.
As novas regras espanholas dizem que as modelos com um índice de massa corpórea (IMC) --uma relação entre peso e altura-- abaixo de 18 não podem participar dos desfiles.
Pedindo que Londres seguisse o exemplo de Madri, Jowell disse que "a promoção de beleza feita pela indústria da moda como algo magérrimo prejudica a auto-imagem das meninas novas e sua saúde".
"A indústria da moda é muito poderosa em moldar a atitude das adolescentes e de seus sentimentos sobre elas próprias", disse ela em um comunicado.
"Nós vamos pedir para as pessoas passarem por um detector de IMC e dizer 'desculpa você foi rejeitada?' Isso seria bem difícil", disse Rose, ao rejeitar o pedido.
"A massa corpórea é apenas uma indicação", disse ele à Sky News. "É apenas um guia. Você não pode usar como algo absoluto".
"Nós precisamos ser razoáveis, educar as pessoas, dar a elas os fatos e deixar que decidam por si", disse Rose.
Mas a medida de proibir modelos magrinhas pode muito bem ganhar força no mundo da moda.
A prefeita de Milão, Letizia Moratti, disse que irá procurar uma proibição semelhante para a Semana de Moda de Milão --que começa em uma semana-- a não ser que consiga encontrar uma solução para as modelos de aparência "doente".
Com medo de ser o próximo alvo, o dono da agência de modelos de Milão, Riccardo Gay, disse "com esse tipo de regras, teremos de rejeitar 80 por cento das modelos. Naomi Campbell não poderia desfilar".
Após a proibição de Madri, Cathy Gould da agência nova-iorquina de modelos Elite disse que a indústria da moda estava sendo utilizada como bode expiatório para doenças como anorexia e bulimia.
Mas pessoas que defendem a medida receberam apoio da autora de Harry Potter, JK Rowling, que disse ao Evening Standard, de Londres, que ela não queria que suas crianças crescessem para ser "clones cabeças-ocas, narcisistas".

Nenhum comentário: