13/09/2005 - 11h25
Orkut surpreende internautas e pede cadastro no Google
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
Os usuários do Orkut foram surpreendidos nesta semana por uma iniciativa do Google que tem como objetivo relacionar os serviços oferecidos pela empresa. Teoricamente, somente aqueles que tiverem uma conta do Google podem agora acessar o popular site de relacionamentos --alguns membros, no entanto, continuam entrando normalmente.
Esta conta não é a mesma do serviço de e-mail Gmail, ainda restrito a convidados. Ela pode ser aberta por qualquer internauta no site www.google.com/accounts/NewAccount.
Ao criá-la, o internauta ganha acesso a vários serviços do Google. Entre eles estão notícias, lista de compras do Froogle, resultados de pesquisas e buscas personalizadas. O cadastro também dá acesso à ferramenta Google Web APIs, para desenvolvedores de software, e ensina como colaborar voluntariamente para traduzir os serviços do Google.
Para iniciar a conta não é preciso ter um e-mail com a extensão ".gmail.com". Usuários do Hotmail e Yahoo!, entre outros, podem se cadastrar. Aqueles que já usam o Gmail têm a vantagem de não precisarem fazer o cadastro; eles devem apenas clicar no link "associe minha senha do Orkut à minha conta do Google", para acessar o site. Em alguns casos, nem isso é necessário.
A iniciativa surpreendeu os internautas, que não esperavam esse tipo de restrição sem qualquer aviso. Há meses, no entanto, especula-se mudanças no Orkut para reverter sua popularidade em benefícios para o Google. Alguns boatos, espalhados pelos próprios usuários via e-mail, davam conta de que a página passaria a cobrar por seus serviços.
Aqueles que não têm conta no Gmail estão sendo "barrados" sem qualquer explicação --a única diferença apresentada no site é um logotipo do "Google Conta", sem link para este serviço. Já alguns usuários do Gmail tiveram acesso a um texto explicativo. "Todos os usuários do Orkut devem agora utilizar a conta do Google para fazer o login", diz um trecho da mensagem.
A reportagem da Folha Online entrou em contato com o Google, mas ainda não obteve resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário