sábado, outubro 22, 2011

Lidando com perdas


Uma das coisas mais enriquecedoras em participar de uma instituição religiosa, no meu caso um centro espírita, é que estamos constantemente esbarrando em temas fundamentais da experiência humana. Se existem questões de cunho mais metafísico, em que se precisa de um maior ato de fé, há outras, muito mais numerosas, que dizem respeito à ética e à preparação para a vida. É a parte da "sabedoria", do "bem viver", que naturalmente tem muito a ver com os pressupostos doutrinários, mas tem um caráter mais prático, universal. No estudo de que participo isso é uma constante. Daí ter esbarrado hoje com este tema, que compartilho com vocês.

Primeiro, uma reportagem da Marie Claire:

Dossiê Luto
A vida de quem fica
A morte desorganiza, deprime. Mas o luto tem começo, meio e fim. Nesse processo, a dor da perda se transforma em saudade, e a vida continua, com outro sentido. Por Rosane Queiroz

Uma mulher vai até Buda com o filho morto nos braços e suplica que o faça reviver. Buda diz a ela que vá a uma casa e consiga alguns grãos de mostarda. Mas, para trazer de volta a vida do menino, esses grãos devem ser de uma casa onde nunca morreu ninguém. A mãe vai de casa em casa, mas não encontra nenhuma livre da perda.

A parábola budista explora a lição mais óbvia e mais difícil da vida. A dificuldade de encarar o fim como parte da existência é o que faz do luto uma experiên-cia tão assustadora. "A morte é sempre vista como um acidente de percurso ou um castigo divino", diz a psicóloga Clarice Pierre, especializada no atendimento de doentes terminais. Desde a infância o ser humano não é treinado para perder, mas para ter, acumular. "Os pais protegem os filhos das frustrações, e perder é essencial para entender que nada é permanente. E me refiro a perder desde jogos, até objetos e pessoas", diz Clarice.

(O resto da matéria está em

http://marieclaire.globo.com/edic/ed103/rep_luto1.htm).

Depois, um site que encontrei via Google, que coleta materiais diversos sobre como lidar com a perda de entes queridos: http://www.perdasentesqueridos.org.br.

Nenhum comentário: