terça-feira, janeiro 15, 2008

Afeto em tentáculos

Essas manifestações de comportamento animal sempre me surpreendem. Confesso que até agora eu imaginava que um polvo não fosse nada além de um peixe, talvez até inferior, uma criatura extremamente simplória e previsível. Temos mesmo muito a aprender.

-------
Da BBC Notícias
14/01/2008

Polvo apegado a brinquedo se torna atração de aquário
O polvo Louis e seu brinquedo no tanque do Aquário Blue Reef, em Newquay.
Louis fica agressivo quando o brinquedo é retirado do tanque.
Um polvo se tornou a principal atração do Aquário Blue Reef, em Newquay, no sul da Inglaterra, desde que ganhou um brinquedo de presente de Natal, e se torna agressivo quando os funcionários tentam retirar o objeto de seu tanque.

Louis, que tem 1,8 metro de comprimento, ganhou de presente dos funcionários do aquário um 'Senhor Cabeça de Batata', brinquedo que tem o formato de uma batata com pernas e braços.

Desde então, o polvo não larga do novo brinquedo e se torna agressivo quando os funcionários do aquário tentam retirar o objeto de seu tanque com uma rede.

"Os polvos são inteligentes e gostam de investigar novos objetos. O que é raro neste caso é o interesse durar mais do que alguns dias", disse em entrevista à BBC Brasil Matt Slater, funcionário do Blue Reef.

Slater comenta que a equipe do aquário retira o birnquedo do tanque algumas vezes por dia para que os visitantes possam ver a reação de Louis.

Segundo ele, os funcionários não vão retirar o objeto do tanque definitivamente.

"Vamos deixar o Senhor Cabeça de Batata com o Louis até ele perder o interesse pelo brinquedo", disse

Slater afirmou ainda que os funcionários tiveram a idéia de dar o 'Senhor Cabeça de Batata' para Louis depois de conversarem com outros aquários.

"Outros profissionais disseram que os polvos gostam deste tipo de brinquedo. Estamos sempre tentando encontrar novos objetos para atrair o interesse dos animais", concluiu Slater.

2 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO SEU BLOG ESTÁ DEIXANDO DE SER ECLÉTICO, PARA SER EXÓTICO.
DIGO ISSO, PQ FOI SÓ DEPOIS DE LER ESSA NOTÍCIA SOBRE ESSE BICHINHO ESQUISITO, QUE LEMBREI QUE ESSA CRIATURA EXISTE.
POLVO É PEIXE?
AO CONTRÁRIO DE VC NÃO ACHO QUE ESSE BICHO SEJA INOFENSIVO. ALGO COM UM ASPECTO TÃO GRUDENTO E CHEIO DE TENTÁCULO E VENTOSAS NÃO PODE SER INOFENSIVA NEM SIMPLÓRIA!!
E PENSAR QUE TEM GENTE QUE COME ESSA COISA! SERÁ QUE AS PESSOAS QUE APRECIAM COMER ESSE TROÇO, NUNCA OLHARAM NOS OLHOS DELES E NÃO O ACHARAM MEIO PARECIDOS COM O ALIEN, O OITAVO PSSAGEIRO!!
ATENÇÃO PESSOAS:VOCÊS PODEM ESTAR COMENDO O INIMIGO E O CINEMA JÁ MOSTROU QUE SEMPRE VEM UM PARENTE DELES PARA LEVÁ-LOS DE VOLTA!

Anônimo disse...

Muito interessante...estes animais não tão simpáticos...devo dizer que pensei o mesmo que Elaine...Polvo é Peixe? Nãoooooooooooooooooooooooo
Peguei o Rodrigo não acredito?! :P
Brincadeirinha! hihihi
Não há como resistir, concordas? :)
Nas pesquisas do reino animal...

Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda