quinta-feira, março 18, 2010

Domando a raiva



Aliás, falando em não-violência, um dos postulados gandhianos é que ele envolve uma boa dose de disciplina interior. Afinal, considerando que se trata de uma forma de luta contra a injustiça na qual os métodos e os fins não podem ser separados, e na qual os militantes necessariamente estão em desvantagem no caso de um enfrentamento, uma única pessoa de cabeça quente pode pôr tudo a perder. Então, é importante saber como lidar com a agressividade que naturalmente emerge em cada um em determinados momentos. Como é assunto de interesse geral e atemporal, compartilho com vocês um ótimo ponto de partida neste link aqui.

Abaixo, um pequeno aperitivo:
-------------
Mito nº4 – “Ventilar a raiva é sempre desejável”. Durante muitos anos, uma popular crença que vários profissionais adoptaram sobre a importância de se ventilar a expressão agressiva da raiva, com gritos e esmurrar almofadas era uma forma terapêutica e saudável. Contudo, a pesquisa nesta matéria revelou que aquelas pessoa que expressam a sua raiva de uma maneira agressiva simplesmente se sentem melhor da sua raiva. Por outras palavras, ventilar a raiva de uma forma agressiva reforça o comportamento agressivo.
-------------

Para uma perspectiva mais espiritual, o Budismo é uma excelente fonte de reflexões e técnicas para o reequilíbrio emocional. Sugestões aqui e aqui.

Nenhum comentário: