quinta-feira, dezembro 22, 2005

Conservando livros

1 – Tente pensar no papel como um ser vivo: ele respira! Estantes fechadas devem ser abertas uma vez por dia.


2 – Nunca guarde documentos e negativos de fotos em saco plástico. Álbuns com películas auto-adesivas costumam deteriorar as fotografias.


3 – O sanduíche de vidro para pôsteres, fotografias e obras de arte é um crime: o papel não pode ficar “sufocado”.


4 – Cola branca, durex, fita crepe, contact, barbante e plástico são grandes vilões. Se precisar amarrar um livro despencado, use cadarço de algodão.


5 – Luz natural e artificial (a fluorescente é a pior) prejudicam o papel. Como nos seres humanos, causam envelhecimento precoce. Portanto, bibliotecas com janelões e uma bela vista são condenadas.


6 – Nunca use pano úmido para limpar livros nem espanador para limpar bibliotecas, preferindo o aspirador de pó com filtro.


7 – Nunca abra um livro que molhou, evitando que o líquido escorra para as partes secas. E na seque com calor intenso (sol, secador de cabelo), pois a secagem rápida esturrica o papel.


8 – Por fim: itens de segunda mão devem ser bem limpos (com uma flanela seca na capa e um pincel de cerdas macias nas partes internas, para retirar resíduos) antes de ir para a estante, pois se tiverem fungo vão contaminar os vizinhos de prateleira.


De Tânia Neves, com base em dicas da técnica da Biblioteca Nacional Maria Aparecida de Vries Mársico. Publicado em O Globo de 18/9/2005.

Nenhum comentário: