domingo, março 09, 2014

Como ser um bom professor - algumas dicas muito pessoais

Um aluno me escreveu perguntando que aptidões um bom professor deve ter. Boa questão. Cada um tem sua resposta pessoal a ela, mas quis arquivar a que eu mandei e o blog também serve para isso. E você, caro leitor ou cara leitora, o que acha?

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Empatia - Gostar de gente é fundamental. Não é preciso ser extrovertido, mas não se pode ser nem tímido demais nem tampouco (e principalmente) misantropo. Também é preciso se colocar no lugar do aluno para tentar ver onde ele pode ter dificuldades, ou como ele está pensando sobre o que lhe é apresentado.

Domínio do assunto - Embora não seja necessário ser expert, é preciso saber pelo menos o eixo lógico do que se vai ensinar, os pontos principais e as relações entre eles. Ainda que eles só representem, digamos, 25% de um tema qualquer, são pontos que precisam estar claros na sua cabeça -- e, nunca é demais repetir, as relações entre eles, a lógica por trás deles -- para que possa passá-los aos outros. Além disso, é preciso estar sempre aberto a atualizações: novas descobertas e interpretações aparecem de tempos em tempos, e o que era certíssimo num momento pode ser rapidamente ultrapassado num outro. Daí a necessidade de um estudo regular, ainda que informal. O professor que para no tempo, mesmo que dê uma boa aula inicialmente, logo se condena à fossilização. (Uma dica que funcionou para mim: virar um rato de livraria, tanto físicas quanto virtuais. Ajuda a sempre saber o que está sendo lançado, e assim se formar um acervo decente e atualizado.)

Criatividade - Não dá para seguir sempre o mesmo esquema de aula. O que funciona para uns, não funciona para outros, então o professor precisa saber se adaptar. Isso pode ser difícil porque nas faculdades o que se oferece geralmente é um mero preparo intelectual (e mesmo assim, nem sempre muito bom). Mas aí cabe ao professor "pensar fora da caixa" ou buscar auxílio de quem o faz para achar maneiras de passar o conteúdo de formas mais eficientes para seus alunos. Pode ser uma coisa muito simples, desde a discussão de uma imagem ou música, até dinâmicas de grupo razoavelmente complexas, ou mesmo uma analogia com alguma coisa do cotidiano. Mas essa abertura para o novo tem que exisstir em alguma medida.

Humildadepersistência - Nem sempre se é o melhor professor do mundo. Mesmo os muito bons têm seus momentos menos felizes. Pode ser por razões emocionais, digamos um atrito com um aluno, ou intelectuais, como um engano com uma informação ou a dificuldade em achar a tática certa para aquela turma específica. Erros e insuficiências vão acontecer, e é preciso aceitar isso de antemão --- não como fatalismo e acomodação, mas constatação da realidade. Isso é da natureza humana, e temos de saber disso. E, por outro lado, às vezes o ótimo é inimigo do bom (o que qualquer um que dê aula para o Ensino Fundamental ou Médio descobre no primeiro mês). Nem sempre aqueles alunos determinados aceitarão o que preparamos para eles, por várias razões, e até podem rejeitá-lo ativamente. Por isso, o magistério é também um exercício moral: exige um exame de si mesmo, uma recalibração emocional constante, e o exercício de virtudes tradicionais como a fortaleza e a perserverança. Não é um espaço para a massagem permanente no ego que certos professores imaginam, mas uma atividade que vai exigir uma dose razoável de autoconhecimento e preparo psicologico. 

Disciplina -  Porque dá trabalho e exige certo tato. Autocontrole no trato com os outros é importante, e organização para preparar o que se vai fazer (nem que seja o estudo básico da matéria do dia) são indispensáveis.

Gosto pelo que se faz -  Com tantas exigências, o magistério não é muito tolerável sem algum amor por ele. Isso não significa uma abnegação absoluta, de mártir, da qual poucas pessoas são capazes, mas um mínimo de satisfação pelo que a atividade pode criar de bom no mundo. Perder isso de vista é se condenar à mediocridade profissional e humana. Claro que muitas vezes as condições de trabalho não ajudam, mas até para isso a pessoa tem de se preparar dentro do possível. Um  professor que perdeu a "chama" será um professor acomodado e cada vez menos eficiente.  Por isso, é aconselhável ter uma noção das possibilidades da área, de modo a se saber como procurar oportunidades de trabalho mais satisfatórias, para que não aconteça de a pessoa ficar anos e anos presa a um emprego desagradável porque nada mais aparece. Há que se ficar "antenado" com o que aparece de bom, e traçar estratégias para chegar lá. Ex.: saber que concursos são interessantes, como se pode chegar a instituições mais atraentes, a que atividades alternativas se pode recorrer na falta do bom e velho emprego clássico e estável.  

Contato com a experiência alheia - Especialmente quando se é jovem, é sempre bom ter figuras mais experientes a quem recorrer. Isso requer alguns cuidados, claro, já que nem sempre o profissional mais experiente será sábio (muitos viram cínicos amargos). Mas ter pessoas que conhecem a profissão ajuda muito, enriquece nossa visão e pode ser uma grande ajuda em momentos difíceis. Na falta de alguém assim em pessoa, a Internet pode propiciar uma troca de experiências frutífera. Eu, por exemplo, vez por outra procuro materiais e experiências divulgadas na rede por outros professores (e nisso saber outro idioma ajuda muito. Os americanos, por exemplo, frequentemente criam websites para disciplinas e cursos inteiros, tanto no nível básico como no superior, e isso é tremendamente útil.) e abstraindo um pouco da profissão em si: o contato com pessoas que têm interesses intelectuais comuns, mesmo que de fora da área, ajuda muito a nos manter atualizados e "afiados" mentalmente. Ter alguns amigos assim ajuda muito. 
 

Cautela e discrição - A profissão tem suas armadilhas. É triste, mas hoje é preciso ter prudência. Não se recomenda, por exemplo, falar com alunos, especialmente do sexo oposto, a portas fechadas ou na ausência de outros. Também é preciso ter cuidado com o que se diz na frente de colegas, mesmo num momento de descontração. Ambientes de trabalho são solo fértil para fofocas, e professores são particularmente propensos a isso. Não é preciso ser paranoico, mas também não se deve achar que se está cercado de anjos. 

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