PUBLICIDADE

Uma enfermeira que ficou famosa por uma foto na qual aparecia beijando um marinheiro norte-americano na Times Square de Nova York em 1945, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), morreu aos 91 anos, informou sua família nesta terça-feira.

Peter Foley/Efe
Edith Shain segura foto famosa ao lado de estátua que reproduz o beijo na Times Square, em NY
Edith Shain segura foto famosa ao lado de estátua que reproduz o beijo na Times Square, em NY

A foto do V-J Day (Dia da Vitória sobre o Japão) de Edith Shain vestida de branco pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um momento épico na história dos EUA e se tornou uma imagem icônica, marcando o final da guerra após ser publicada na revista "Life".

A identidade da enfermeira na foto não ficou conhecida até o final dos anos 1970, quando Shain escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto, na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York.

A identidade do marinheiro continua controversa e desconhecida.

Desde então, a foto também marcou a vida de Shain, pois a fama conquistada lhe trouxe convites para eventos ligados à guerra, como colocar grinaldas em túmulos, participar de paradas e outros eventos comemorativos.

"Minha mãe sempre estava disposta a enfrentar novos desafios, e cuidar dos veteranos da Segunda Guerra Mundial lhe dava energia para aceitar outra chance de fazer a diferença", disse seu filho Justin Decker em comunicado.

Shain, que morreu em sua casa de Los Angeles no domingo (20) deixa seus três filhos, seis netos e oito bisnetos.