terça-feira, março 14, 2023

Dialética do Contra-Iluminismo: A Escola de Frankfurt como bode expiatório da Franja Lunática

 Esse artigo, de um acadêmico especializado na história da Escola de Frankfurt, trata de como essa corrente de pensadores virou tema de um dos conspiracionismos de extema-direita mais perniciosos e onipresentes nos dias de hoje: o tal marxismo cultural. Divulgado no Brasil primeiro pelo extremista  Olavo de Carvalho, hoje ele se propaga por púlpitos, tribunas, artigos e incontáveis vídeos de YouTube, podcasts e similares. Uma atualização dos fatídicos Protocolos dos Sábios de Sião, era uma tese que nasceu na extrema-direita lunática americana, passou pelos neonazistas e hoje adorna os discursos inflamados de pseudoconservadores alinhados ao Partido Republicano e seus clones pelo mundo. 

Esse artigo foi escrito em 2011, bem antes da vitória de Trump nos EUA e a de Bolsonaro aqui. Usei o Google Tradutor no Chrome. O link para o texto original vai logo no começo.

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Publicado originalmente na revista Salmagundi, e extraído de: https://canisa.org/blog/dialectic-of-counter-enlightenment-the-frankfurt-school-as-scapegoat-of-the-lunatic-fringe

Dialética do Contra-Iluminismo: A Escola de Frankfurt como bode expiatório da Franja Lunática
Salmagundi , por Martin Jay


Em 18 de agosto de 2010, Fidel Castro contribuiu com um artigo para o jornal do Partido Comunista Cubano Granma no qual ele endossava as alegações bizarras de um obscuro teórico da conspiração nascido na Lituânia chamado Daniel Estulin em um livro de 2005 intitulado Os Segredos do Clube Bilderberg. [1]  Em uma reportagem da Associated Press escrita por Will Weissert, que foi rapidamente captada por dezenas de sites on-line, a paixão de Castro se tornou viral e, de repente, Estulin não era mais desconhecido. Logo depois, ele foi convidado a Havana para uma reunião com seu novo admirador, que não se preocupou com as ambíguas afiliações políticas de Estulin, e antes do fim do dia, o idoso líder cubano e seu inesperado amigo declararam que Osama Bin Laden era realmente um segredo. O agente da CIA e os Estados Unidos planejavam destruir as ainda potentes forças militares da Rússia, se necessário por meios nucleares. [2]

A afirmação de Estulin no livro que cativou Castro é mais ou menos assim: começando com uma reunião em 1954 no Hotel Bilderberg em uma cidade holandesa, um grupo de homens poderosos - chefes de estado, magnatas econômicos, até mesmo o monarca ocasional - se reuniram anualmente em para decidir o destino do mundo. Entre os suspeitos de sempre, a família Rockefeller, os Rothschilds, o príncipe Bernhard e Henry Kissinger são proeminentes eminências pardas. Com o objetivo final de instalar um governo mundial - ou mais precisamente, uma "corporação mundial" - sob seu controle, eles puxam os cordões da economia, com o objetivo de criar o caos e planejam narcotizar a população por todos os meios possíveis. Talvez sua jogada mais eficaz tenha sido a mistura e disseminação da cultura de massa, em particular o rock and roll que transformou potenciais revolucionários sociais em maconheiros contraculturais.


 

Depois de décadas lutando contra conspirações reais dedicadas a derrubar sua Revolução, Castro, de 84 anos, suponho, tem direito a fantasias paranóicas. Mas o que torna sua aceitação do livro de Estulin especialmente risível é o argumento subordinado - e esta é a parte que mais me preocupa aqui - de que a inspiração para a subversão da agitação doméstica veio de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Leo Lowenthal e seus colegas do Institute for Social search na década de 1950. Para citar a versão condensada da Associated Press: "O trecho publicado por Castro sugere que a esotérica Escola de Frankfurt de acadêmicos socialistas trabalhou com membros da família Rockefeller na década de 1950 para preparar o caminho para o rock 'controlar as massas'[3] O Projeto de Pesquisa de Rádio sob a direção de Paul Lazarsfeld, que havia contratado Adorno quando ele veio para a América em 1938, tinha, afinal, sido financiado pela Fundação Rockefeller. Foi aqui que as técnicas de controle da mente através da música pop foram desenvolvidas. E então, de acordo com Estulin, a tarefa de realizar seu potencial sinistro foi dada a ninguém menos que Walter Lippmann (!), que de alguma forma foi capaz de arquitetar a conquista da mídia americana pelos Beatles na década de 1960. O que se seguiu foi um novo e mais poderoso ópio do povo (embora, com certeza, o ópio ou seus substitutos também estivessem fazendo um bom trabalho). Afinal, John Lennon não admitiu isso quando cantou de forma tão memorável, "você diz que quer uma revolução... você sabe que pode contar comigo, você não sabe que vai ficar tudo bem,

Aqui nós quebramos claramente o espelho e entramos em um universo paralelo no qual as regras normais de evidência e plausibilidade foram suspensas. É uma marca da tolice dessas afirmações que elas foram ridicularizadas por Rush Limbaugh em seu programa de rádio de 20 de agosto de 2010. Até ele teve que apontar que os Beatles estavam do lado da mudança social, não se opondo a ela. Limbaugh, com certeza, ignorou o outro absurdo mais flagrante do esquema de Estulin, que era atribuir à Escola de Frankfurt uma posição exatamente oposta à que seus membros sempre assumiram. Ou seja, quando discutiam a “indústria cultural” era com a crítica explícita, aqui ironicamente repetida por Castro, que ela funcionava para reconciliar as pessoas com sua miséria e amortecer a dor de seu sofrimento. Se o argumento da Escola de Frankfurt é totalmente plausível ou não, não é a questão aqui, mas sim a patética incompreensão de Estulin e a credulidade de Castro em vê-los como agentes do projeto Bilderberg para tornar o mundo seguro para as elites capitalistas. A fantasia ainda mais estranha de atribuir a Lippmann a tarefa de conciliar teoria e prática é tão bizarra que é impossível até mesmo adivinhar como ela pode ter sido inventada.

Não tenho interesse em exonerar ou culpar a gangue Bilderberg por arruinar o mundo. Até esse episódio, na verdade, nunca tinha ouvido falar deles. Como outros candidatos ao papel de principal camarilha conspiratória - os maçons, os Illuminati, a Comissão Trilateral, os habitantes de Bohemian Grove, faça a sua escolha - eles certamente podem cuidar de si mesmos. Além disso, qualquer pessoa que acredite, para aceitar uma das alegações mais tolas de Estulin, de que Watergate foi uma armação planejada pelo chefão Bilderberg, Kissinger, para se livrar de Nixon porque ele não estava cumprindo suas ordens, não convencerá muitas pessoas sóbrias. observadores. O que me preocupa aqui é a transformação da "Escola de Frankfurt" em uma espécie de meme vulgar,

Embora o processo tenha sido prenunciado na década de 1960, quando Herbert Marcuse se tornou o "guru" favorito da mídia da Nova Esquerda e frequentemente retratado em termos simplórios, não foi até uma década atrás que a Escola como um todo entrou o submundo do memedom truncado, e começou a circular em uma ampla variedade de narrativas, como a promovida por Estulin e Castro. A maioria deles, com certeza, veio de uma direção política muito diferente. O discurso best-seller de Patrick Buchanan em 2001 contra o impacto nefasto da imigração, The Death of the West, foi uma fonte importante, estigmatizando como fez a Escola de Frankfurt por promover o "marxismo cultural" (uma reciclagem da velha acusação conservadora de Weimar de "bolchevismo cultural" dirigida aos modernistas estéticos). Mas a salva de abertura havia, de fato, sido disparada uma década antes em um longo ensaio de Michael Minnicino chamado "Nova Idade das Trevas: Escola de Frankfurt e 'Political Correctness'", publicado em 1992 no obscuro jornal Fidelio [4] Sua proveniência é particularmente reveladora: era um órgão do movimento cum cult de Lyndon Larouche, uma das curiosidades menos saborosas da política marginal do pesadelo.

Larouche e seus seguidores, com certeza, sempre permaneceram à margem da margem, confusos demais em sua ideologia para serem levados a sério pela esquerda ou pela direita radicais, com pouco ou nenhum impacto significativo no mundo real. Mas o germe semeado por Minnicino acabaria por produzir frutos notáveis
​​e venenosos. A colheitadeira foi a Free Congress Foundation, um think tank paleoconservador de Washington fundado por Paul Weyrich, que também participou da criação da Heritage Foundation e do movimento Moral Majority. Grande parte do apoio financeiro veio de seu colaborador Joseph Coors, que sabia como transformar toda aquela água pura das Montanhas Rochosas em um fluxo de caixa para a direita radical. O FCF patrocinou uma rede de televisão por satélite chamada National Empowerment Television,

Em 1999, transmitiu uma exposição habilmente elaborada de uma hora de "Politicamente Correto: A Escola de Frankfurt", que foi elaborada em grande parte por William Lind, um dos colegas de Weyrich na Fundação e chefe de seu Centro de Conservadorismo Cultural. O próprio Weyrich apareceu apenas no final durante uma sessão de perguntas e respostas com telespectadores que ligaram. Além de Lind, vários dos suspeitos de sempre - os especialistas de direita Roger Kimball e David Horowitz, e o ex-astro do futebol e pregador religioso homofóbico Reggie White — comente sobre a história da Escola. Há também uma figura anômala, a autora da primeira história da Escola de Frankfurt, A Imaginação Dialética. O próprio livro foi exibido no final do show e recomendado a qualquer pessoa interessada na história completa, embora com o lembrete cauteloso de que seu autor era um perigoso apologista da filosofia da Escola. Mais tarde, Lind se vangloriaria em uma coluna no The American Conservative: "O vídeo é especialmente valioso porque entrevistamos o principal especialista americano na Escola de Frankfurt, Martin Jay, que era então o presidente do Departamento de História em Berkeley (e obviamente não era conservador). . Ele derrama o feijão." [5]

Desde aquela lamentável transmissão, muitas vezes me perguntam como caí entre esses personagens duvidosos, então deixe-me implorar a indulgência do leitor por um momento para explicar antes de passar para as questões maiores em questão. Quando fui abordado para a entrevista, não fui informado sobre a agenda política das emissoras, que se mostraram muito profissionais e corteses. Tendo feito uma série de shows semelhantes no passado sobre um ou outro aspecto da história da Escola de Frankfurt, presumi ingenuamente que os resultados finais refletiriam minhas opiniões com alguma fidelidade, pelo menos dentro das restrições do produto final editado. Mas, em vez disso, o que aconteceu foi que todas as minhas observações críticas sobre a hipocrisia da campanha de direita contra o politicamente correto foram perdidas e o que restou foram simples declarações factuais confirmando as origens marxistas da Escola, que nunca foram segredo para ninguém. Entrelaçar meu testemunho editado na narrativa maior pode ter dado a ele uma legitimidade imerecida, da qual agora, é claro, me arrependo, mas é provável que o efeito teria sido praticamente o mesmo sem minha participação como "idiota útil". Esses feijões que eu supostamente derramei já estavam no prato há muito tempo, e não seria preciso nenhum esforço para confirmar que, sim, eles eram marxistas, e sim, eles achavam que as questões culturais eram importantes, e sim, eles —ou pelo menos Marcuse—preocupado com os efeitos de "

De qualquer forma, o "documentário", logo disponível na rede, gerou uma série de versões textuais condensadas, que foram reproduzidas em vários sites de extrema-direita. Isso, por sua vez, levou a uma confusão de novos vídeos agora disponíveis no You Tube, que apresentam um estranho elenco de pseudo-especialistas regurgitando exatamente a mesma linha. A mensagem é extremamente simplista: todos os males da cultura americana moderna, desde o feminismo, a ação afirmativa, a liberação sexual e os direitos dos homossexuais até a decadência da educação tradicional e até mesmo o ambientalismo são, em última análise, atribuíveis à influência insidiosa dos membros do Instituto de Pesquisa Social. que veio para a América na década de 1930. As origens do "marxismo cultural" remontam a Lukács e Gramsci, mas porque eles não eram emigrados reais, seu papel na narrativa não é tão proeminente. A maioria dos comentaristas também não atribui a responsabilidade à Internacional Comunista, embora ocasionalmente, como no caso deCry Havoc!, um livro de 2007 de um fundador da National Review, Ralph de Toledano, a alegação maluca é realmente avançada de que a Escola de Frankfurt era uma frente comunista criada por Willi Muenzenberger. [6]

Há um subtexto transparente no programa original do CFC, que não é difícil de discernir e se torna mais explícito a cada relato da narrativa. Embora quase não haja referência direta às origens étnicas dos membros da Escola, dicas sutis permitem ao ouvinte tirar suas próprias conclusões sobre a proveniência dos estrangeiros que tentaram combinar Marx e Freud, esses gigantes da inteligência crítica judaica. A certa altura, William Lind afirma que "uma vez na América, eles mudaram o foco de seu trabalho de destruir a sociedade alemã para atacar a sociedade e a cultura de seu novo local de refúgio", [7] como se as próprias pessoas que tiveram que fugir do Os nazistas eram responsáveis
​​pelo que estavam fugindo! [8] O tempo de antena também é dado a outro colega de Weyrich na FCF, Lazlo Pasztor, que é inocentemente identificado como um "líder da resistência húngara contra o comunismo", mas já havia sido desacreditado uma década antes como ex-membro do pró-nazismo " Arrow Cross", que teve que deixar a campanha de Bush em 1988, quando foi denunciado.

Alguns anos depois, um grupo neonazista marginal chamado "Stormfront" pôde expressar corajosamente o que até então havia sido apenas insinuado e, ao fazê-lo, realmente derramou alguns feijões de mau gosto: Falar

sobre a Escola de Frankfurt é ideal para não nomear os judeus como um grupo (que muitas vezes leva a uma rejeição em pânico, uma recusa obstinada em ouvir mais e até mesmo um "cale a boca"), mas nomeando o judeu por nomes próprios. As pessoas farão suas generalizações por si mesmas - na privacidade de suas próprias mentes. Pelo menos comigo funcionou assim. Foi o meu momento de iluminação, quando peças confusas de um quebra-cabeça alarmante de repente se agruparam em uma imagem visível. Aprenda de cor os nomes próprios mais importantes dos Escolares de Frankfurt - eles são (exceto por um punhado de membros menores e "groupies") TODOS judeus. Pode-se até mesmo mencionar inocentemente que os alunos da Escola de Frankfurt tiveram que deixar a Alemanha em 1933 porque "eles eram para um homem judeu", como faz William S. Lind. [9]

Agora que as verdadeiras origens do politicamente correto no marxismo cultural inventado por um bando inteligente de judeus nascidos no exterior haviam sido reveladas, a extensão total do dano que eles causaram poderia ser explicada. Aqui está uma lista citada textualmente de muitos dos sites dedicados à questão:

1. A criação de crimes de racismo

2. Mudança contínua para criar confusão

3. O ensino de sexo e homossexualidade para crianças

4. O enfraquecimento das escolas e dos professores autoridade

5. Enorme imigração para destruir a identidade

6. A promoção do consumo excessivo de álcool

7. Esvaziamento de igrejas

8. Um sistema legal não confiável com preconceito contra as vítimas do crime

9. Dependência do estado ou benefícios do estado

10. Controle e emburrecimento da mídia

11. Incentivo ao colapso da família [10]

Bem, suponho que pelo menos a segunda prancha foi realizada, talvez com a ajuda autoinfligida da sexta. Neste mundo confuso, é apenas um pequeno passo para culpar tudo, desde o desejo de Roman Polanski por garotas menores de idade até o currículo supostamente liberal da Academia Naval e a iniciativa de saúde de Obama - essas são algumas das muitas afirmações selvagens que podemos encontrar on-line - sobre a influência sinistra de Horkheimer e seus amigos. Um site até afirma que a Fabian Society, os intelectuais reformistas do socialismo britânico do final do século 19, era "uma divisão da Escola de Frankfurt", o que sugere que a cronologia linear pode ser deixada de lado quando se trata de expor o trabalho do diabo. O objetivo final do "marxismo cultural" em sua narrativa é, portanto, muito mais do que o controle do pensamento esquerdista que nega posições alternativas sob o pretexto de restringir o discurso de ódio. É a subversão da própria civilização ocidental. É, francamente, muito difícil saber o que fazer com tudo isso e ainda mais difícil imaginar uma maneira de combatê-lo. A esquerda radical, deve-se admitir, às vezes também usou intelectuais emigrados como bodes expiatórios por sua influência sinistra e secreta. Após a invasão do Iraque por Bush, os neoconservadores supostamente inspirados por Leo Strauss e seus seguidores foram acusados
​​de inspirar uma política externa que, em última análise, era do interesse de Israel. Aqui também um certo subtexto anti-semita poderia facilmente se insinuar no discurso. É, francamente, muito difícil saber o que fazer com tudo isso e ainda mais difícil imaginar uma maneira de combatê-lo. A esquerda radical, deve-se admitir, às vezes também usou intelectuais emigrados como bodes expiatórios por sua influência sinistra e secreta. Após a invasão do Iraque por Bush, os neoconservadores supostamente inspirados por Leo Strauss e seus seguidores foram acusados ​​de inspirar uma política externa que, em última análise, era do interesse de Israel. Aqui também um certo subtexto anti-semita poderia facilmente se insinuar no discurso. É, francamente, muito difícil saber o que fazer com tudo isso e ainda mais difícil imaginar uma maneira de combatê-lo. A esquerda radical, deve-se admitir, às vezes também usou intelectuais emigrados como bodes expiatórios por sua influência sinistra e secreta. Após a invasão do Iraque por Bush, os neoconservadores supostamente inspirados por Leo Strauss e seus seguidores foram acusados ​​de inspirar uma política externa que, em última análise, era do interesse de Israel. Aqui também um certo subtexto anti-semita poderia facilmente se insinuar no discurso. os neoconservadores supostamente inspirados por Leo Strauss e seus seguidores foram acusados ​​de inspirar uma política externa que, em última análise, era do interesse de Israel. Aqui também um certo subtexto anti-semita poderia facilmente se insinuar no discurso. os neoconservadores supostamente inspirados por Leo Strauss e seus seguidores foram acusados ​​de inspirar uma política externa que, em última análise, era do interesse de Israel. Aqui também um certo subtexto anti-semita poderia facilmente se insinuar no discurso.[11] E como vemos na aliança profana de Castro e Estulin, a Escola de Frankfurt poderia receber o mesmo papel de esquerdistas que também lutam contra os puxadores de cordas sombrios supostamente comandando o universo. De fato, se voltarmos ao texto original em espanhol de Estulin e procurarmos a fonte que ele cita para fazer sua afirmação absurda de que foi totalmente engolida pelo crédulo Castro, encontraremos o mesmo ensaio de 1992 do lacaio de Lyndon Larouche, Michael Minnicino, que foi o fonte do vídeo da Free Congress Foundation! [12] Mas a grande maioria das acusações desse tipo vem de um pântano de demagogos da direita radical chocantemente mal informados e logicamente desafiados, cujo fácil acesso à internet permite que eles espalhem alegremente as mais flagrantes bobagens.

A simples quantidade de sites dedicados a divulgá-la, quase sempre valendo-se dos mesmos pseudofatos obsessivamente repetidos e especulações infundadas, sugere um fenômeno genuinamente generalizado? Embora possa ser difícil avaliar sua real extensão, o ímpeto da disseminação certamente se acelerou nos últimos anos. O que começou como uma cunhagem bizarra de Lyndon Larouche tornou-se a moeda comum de um público cada vez maior de enfurecidos confusos. Como mostra o caso de Pat Buchanan, ele entrou pelo menos nas margens do mainstream. De fato, se você incluir demagogos de rádio de direita com audiências consideráveis, como o bandido Michael Savage, agora também se tornou seu estoque no comércio. [13] Pode-se duvidar que, se você perguntasse às multidões nos comícios do Tea Party sobre a influência do "marxismo cultural" no declínio da cultura americana, que eles querem "recuperar" dos imigrantes, recentes ou não, você encontraria uma familiaridade significativa com esse discurso?

Até muito recentemente, e apenas de passagem, a obsessão da direita radical com o "marxismo cultural" e a Escola de Frankfurt foi notada, e muito menos analisada sistematicamente. [14] Em contraste, tem havido um interesse acadêmico sustentado nas formas como a Teoria Crítica foi recebida na América,[15] Mas apenas sua influência e interação com outros intelectuais atraiu atenção real. Há pouca ou nenhuma conexão entre esta recepção e a detalhada acima. Este último funciona, ao contrário, no nível muito inferior da propaganda demagógica lançada pelos próprios “profetas do engano”, para citar o título da contribuição de Lowenthal aos Estudos de Autoridade do Instituto, que foram analisados
​​sessenta anos atrás pela própria Escola de Frankfurt. [16]

É muito desanimador ver o quão robusto esse fenômeno permanece hoje, e uma fonte de amarga ironia observar como a própria Escola se tornou seu alvo explícito. Mas se há uma implicação positiva desses desenvolvimentos, é o perverso tributo que a direita radical de hoje presta à acuidade da Escola em revelar o funcionamento de sua deplorável ideologia e suas origens em suas patologias políticas e psicológicas. Ao procurar um bode expiatório para todas as transformações da cultura que não podem tolerar, eles reconheceram os analistas mais agudos de sua própria condição. Na névoa de sua compreensão arruinada, eles discerniram uma ameaça real. Mas não é para algum fantasma chamado "civilização ocidental", cujas conquistas mais valiosas eles próprios traem rotineiramente,

A resposta não deveria ser substituir um bode expiatório por outro e rastrear todas as críticas ao politicamente correto e as ansiedades daqueles que as nivelam de volta às maquinações de um culto extremista. Somente uma solução na qual as fontes mais profundas dessas ansiedades possam ser reduzidas diminuirá a atração de tais teorias para as pessoas que as consideram persuasivas. Mas talvez pelo menos expor a trilha de papel que leva de Lyndon Larouche a Paul Weyrich e Fidel Castro possa fazer com que alguns dos mais crédulos parem antes de pular no abismo. Se não, pelo menos podemos sempre recorrer aos painéis da morte ordenados por nosso presidente socialista muçulmano nascido no exterior, ele próprio uma ferramenta da escola de Frankfurt, [17]para manter na linha aqueles que resistem à nossa conspiração para destruir a civilização ocidental. Ops, desculpe, mais feijões derramados.....

Notas

[1] http://www.granma.cu/ingles/reflections-i/19agosto-34reflexiones1.html. Originalmente escrito em espanhol como La Verdadera Historia del Club Bilderberg , o livro é traduzido como The True Story of the Bilderberg Group (Waterville, Or., 2007). Na tradução para o inglês, todas as referências à Escola de Frankfurt, a Walter Lippmann e aos Beatles foram eliminadas.

[2] Daniel Estulin e Fidel Castro, "A humanidade deve se preservar para viver por milhares de anos", Granma Internacional,
terça-feira, 31 de agosto de 2010.

[3]http://www.google.com/hostednews/ap/article/ALeqM5ixj3s-hJwpcfPSqYbjoTDn-q20aAD9HM2NVG0. A paráfrase de Estulin de Castro diz o seguinte: "A responsabilidade de elaborar uma teoria social do rock and roll coube ao sociólogo, musicólogo e compositor alemão Theodor Adorno, 'um dos principais filósofos da Escola de Pesquisa Social de Frankfurt...' Adorno foi enviado aos Estados Unidos em 1939 para dirigir o Princeton Radio Research Project, um esforço conjunto entre Tavistock e a Escola de Frankfurt com o objetivo de controlar as massas, financiado pela Fundação Rockefeller e fundado por um dos homens de confiança de David Rockefeller, Hadley Cantril..." Um dos principais atores de Estulin na conspiração de Bilderberg, deve-se notar, é o Instituto Tavistock de Relações Sociais em Londres.

Michael Minnicino, "Nova Idade das Trevas: Escola de Frankfurt e Politicamente Correto", Fidelio, 1 (1991-1992); reimpresso pelo Instituto Schiller http://www.schillerinstitute.org/fid_91-96/921_frankfurt.html

[5] www.amconmag.com/.../the-roots-of-political-correctness/

[6] Ralph de Toledano, Cry Havoc! The Great American Bringdown e como isso aconteceu (Washington, 2007).

[7] Em encarnações posteriores de sua narrativa, Lind elaboraria este ponto, argumentando em um capítulo de um livro de 2007 editado por Pat Boone e Ted Baehr, The Culture-Wise Family: Upholding Christian Values
​​in a Media-Wise World: "A Escola de Frankfurt estava a caminho do politicamente correto. Então, de repente, o destino interveio. Em 1933, Adolf Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha, onde a Escola de Frankfurt estava localizada. Como a Escola de Frankfurt era marxista e a Os nazistas odiavam o marxismo e, como quase todos os seus membros eram judeus, decidiram deixar a Alemanha. Em 1934, a Escola de Frankfurt, incluindo seus principais membros da Alemanha, foi restabelecida na cidade de Nova York com a ajuda da Universidade de Columbia. o foco mudou de destruir a cultura ocidental tradicional para fazê-lo nos Estados Unidos. Seria muito bem-sucedido. www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=55833 .

[8] www.stormfront.org/forum/t633959-3/ . Para um discurso anti-semita semelhante, consulte www.thejewishquestion.com/.../jews-created-spread-political-correctness-to-destroy-western-civilization.

[9] www.stormfront.org/forum/t633959-3/. Embora não esteja claro se o site realmente representa um grupo ou apenas um psicopata solitário, ele claramente não está sozinho. Para comentários anti-semitas semelhantes contra a Escola de Frankfurt, consulte www.thejewishquestion.com/.../jews-created-spread-political-correctness-to-destroy-western-civilization; e buchanan.org/.../kevin-macdonald-pat-buchanan-is-censored-by-human-events-3754. Kevin Macdonald, professor de psicologia no estado da Califórnia, em Long Beach, escreveu vários livros assumidamente anti-semitas culpando os judeus pela queda da civilização ocidental, na qual a Escola de Frankfurt figura com destaque.

[10] Timothy Matthews, "A Escola de Frankfurt: Conspiração para Corromper", Visão Católica, março de 2009 www.scribd.com >Pesquisa> Humanidades.

[11] Quando ocorreu a invasão, fui convidado a apoiar uma comissão criada na Bélgica por Lieven de Cauter no modelo do Tribunal Russell durante o Vietnã para ter um julgamento público dos perpetradores, que apareceram na primeira versão do a iniciativa de compartilhar certos traços étnicos. Quando indiquei isso a De Cauter, ele reconheceu publicamente meu aviso. Veja seu blog de 18 de março de 2003: www.mail-archive.comJnettime-l@bbs.thing.net/msg00582.html

[12] Estulin, La Verdadera Historia del Club Bilderberg, p. 15, nota de rodapé 25.

[13] Veja o show de Savage no You Tube intitulado "Liberalism and Frankfurt School Marxism", onde ele culpa Obama pela influência do malvado Herbert "Marcoosee".

[14] Veja a resposta incrédula a uma das vozes conservadoras mais proeminentes, Andrew Breitbart, no New Yorker de 24 de maio de 2010 de Rebecca Mead e o artigo na Internet de John Knesel em 18 de maio de 2010: trueslant.com /... /quem-deixou-andrew-breitbart-entrar-na-seção-da-teoria-crítica-da-livraria/ . Eles se concentram na afirmação de Breitbart de que Obama foi uma ferramenta da Escola de Frankfurt, mas não comentam sobre o fenômeno mais amplo.


[15] David Jenemann, Adorno in America (Minneapolis, 2007) e Thomas Wheatland, The Frankfurt School in Exile (Minneapolis, 2009).

[16] Leo Lowenthal e Norbert Guterman, Profetas do Engano: Um Estudo das Técnicas do Agitador Americano (Nova York, 1949).

[17] Para obter um exemplo do link, consulte James Simpson, "Frankfurt Reigns Supreme at Notre Dame", American Thinker, 8 de setembro de 2010: http://www.americanthinker.com/2009/05/ frankfurt_school_reigns_suprem.html


Martin Jay é Sidney Hellman Ehrman Professor de História na Universidadeda Califórnia, Berkeley


 

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